distanciamento controlado

Próximo do esgotamento de leitos, Santa Maria segue na bandeira vermelha pela sétima semana

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

A região de Santa Maria recebeu, pela sétima semana consecutiva, a classificação preliminar de bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Estado, que significa risco alto para contágio pelo coronavírus. O mapa preliminar foi divulgado nesta sexta-feira pelo governo. Essa é a 42ª semana em que o sistema de classificação em bandeiras está em vigor.

Devido ao agravamento da pandemia no Estado, a bandeira começa a valer neste sábado. Geralmente, as novas bandeiras começavam a entrar em vigor apenas na terça-feira, após a análise de pedidos de reconsideração. Na segunda-feira, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) vai se reunir para decidir se poderá haver cogestão ou se ela será suspensa. 

469 idosos receberam a primeira dose da vacina a partir de 85 anos nesta sexta

Nesta semana, 11 regiões foram classificadas em bandeira preta, de risco altíssimo para a transmissão do vírus. São elas: Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara. As outras 10 regiões estão em bandeira vermelha. Até então, o RS só havia tido duas rodadas com bandeira preta: na 32ª semana (de 15 a 21 de dezembro), com duas regiões, e a última, na 35ª rodada (de 5 a 11 de janeiro), com uma bandeira preta.

Além disso, o governo determinou a suspensão geral de atividades entre 22h e 5h. De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), não é toque de recolher, mas busca diminuir a circulação de pessoas na ruas. O governador afirmou ainda que as regiões em bandeira preta não devem retomar as aulas na próxima segunda-feira, como estava previsto.

TAXA DE OCUPAÇÃO
Um dos indicadores levado em conta pelo sistema é o número de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19. A situação da ocupação de leitos é a pior desde o início da pandemia na cidade. Na tarde desta sexta-feira, havia apenas um único leito UTI exclusivo para tratamento Covid-19 disponível no município. Ao longo desta semana, o crescimento exponencial e rápido está culminando na lotação dos hospitais do município.

O único leito disponível é do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Deste a tarde de quinta-feira, o Hospital Regional está com 100% de ocupação. Na manhã desta sexta-feira, em um apelo emocionado, o diretor técnico do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, Luis Gustavo Thomé, comunicou que a instituição de saúde também está com 100% dos leitos de UTI Covid lotados.

DADOS ESTADUAIS

  • número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave aumentou 20,3% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (977 para 1.175);
  • número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS disparou 44,2% entre as duas últimas quintas-feiras (1.137 para 1.639);
  • número de internados em leitos de UTI com Covid aumentou 18,7% entre as duas últimas quintas-feiras (833 para 989);
  • número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid reduziu 26,4% entre as duas últimas quintas-feiras (de 641 para 472);
  • número de casos ativos reduziu 1,17% entre as últimas semanas consideradas (de 18.599 para 18.381);
  • número de registros de óbito por Covid ficou estável entre as duas últimas quintas-feiras (de 363 para 365).

*Colaboraram Janaína Wille e Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria chega a 238 óbitos por Covid-19 Anterior

Santa Maria chega a 238 óbitos por Covid-19

VÍDEO: governo estadual define suspensão geral de todas as atividades entre 22h e 5h Próximo

VÍDEO: governo estadual define suspensão geral de todas as atividades entre 22h e 5h

Saúde